quinta-feira, 20 de outubro de 2016

"Existe Algo de Bom nos Homens?" - Parte IX

Benefícios dos Sistemas Culturais


Vamos agora nos voltar para a cultura. Cultura é relativamente recente na evolução. Ela continua a linha da evolução e torna os animais sociais. Eu entendo cultura como um tipo de sistema que habilita o grupo humano a trabalhar conjuntamente de forma eficaz, usando informação. Cultura é uma maneira nova e melhorada de ser social.

O feminismo nos têm ensinado a ver a cultura como sendo homens contra mulheres. Em vez disso, eu penso que a evidência indica que a cultura emergiu principalmente com homens e mulheres trabalhando juntos, mas contra outros grupos de homens e mulheres. Geralmente as competições mais intensas e produtivas foram de grupos de homens contra outros grupos de homens, embora ambos os grupos dependessem de suporte das mulheres.

Cultura habilita o grupo a ser mais que a soma de suas partes (seus membros). Cultura pode ser vista como uma estratégia biológica. Vinte pessoas que trabalham juntas, num sistema cultural, compartilhando informação e dividindo as tarefas e assim por diante, irão todas viver melhor - sobreviver e se reproduzir melhor - que se estas mesmas vinte pessoas vivessem no mesmo ambiente mas fizessem tudo individualmente.

Cultura, portanto, provê alguns benefícios de se ter um sistema. Vamos dar a isto o nome de "ganho de sistema", que significa o quão melhor o grupo se sai por causa do sistema. Pense em dois times de futebol de campo. Ambos os conjuntos de jogadores conhecem as regras e têm a mesma perícia individual. Um dos grupos tem apenas isso, e este grupo joga como indivíduos tentando cada um dar o seu melhor. O outro grupo trabalha como um time, complementando-se uns aos outros, jogando com um sistema. O sistema terá uma alta probabilidade de habilitá-los a agir melhor que se o grupo jogasse como indivíduos separados. Este é o ganho de sistema.

E um fato vital é que a abrangência do sistema aumenta com o seu tamanho. Isto é essencialmente o que está acontecendo agora no mundo, globalização da economia. Sistemas maiores providenciam maiores benefícios, portanto à marcha em que expandimos e aglutinamos mais unidades em sistemas maiores, no panorama geral haverá mais ganho.

Existe uma implicação crucial de tudo isso. Cultura depende do ganho de sistema, e sistemas maiores fornecem mais ganho de sistema. Portanto, você consegue mais dos benefícios da cultura em grupos maiores do que em grupos menores. Uma relação próxima de par pode fazer pouco em termos de divisão de trabalho e compartilhamento de informação, mas um grupo de vinte pessoas pode fazer muito mais.

Como resultado, cultura emerge principalmente nos tipos de relações sociais favorecidas por homens. Mulheres favorecem relações próximas, íntimas. Elas são mais importantes para a sobrevivência da espécie. É por isso que mulheres evoluíram primeiro. Nós precisamos de relacionamentos mais próximos para sobreviver. As redes maiores de relacionamentos mais superficiais não são tão vitais para a sobrevivência - mas são boas para algo mais, a saber, o desenvolvimento de sistemas sociais maiores e em última análise para a cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Disqus for Tradutor Bastardo