sábado, 11 de novembro de 2017

GirlWritesWhatSelecta - 8

GirlWritesWhatSelecta - 8

GirlWritesWhatSelecta - 8

Mulheres eram e são tratadas muito mal pela mera tentativa de fazer algo fora da norma social. Então isto é como dizer que uma pessoa recebe a escolha entre morrer e matar alguém é livre para escolher.

Assim como foi com os homens. Assim como foi com todo mundo.

Ainda assim eu penso que mulheres nestas culturas são tratadas pior que os homens.

Eu vou te perguntar uma coisa. Você está alegando que X (o sofrimento das mulheres) é maior que Y (o sofrimento dos homens). Você já mediu Y?

No filme The Rede Pill (no qual eu apareço, diga-se de passagem), Fred Hayward fez uma pergunta.

Como você mede o sofrimento? Como quantifica o sofrimento dos homens e mulheres para que você consiga compará-los? Uma mulher pode sentir que é uma injustiça receber em média 3/4 do ordenado que um homem recebe, mas como você compara isso contra os cinco anos extras de vida que uma mulher tem que o homem não tem? Uma mulher pode perder uma oportunidade de trabalho porque é mulher, mas como você quantifica isso de forma a poder comparar com um homem que perdeu seus direitos de custódia das suas crianças porque é homem?

Eu quero que você observe algumas métricas:

  • Expectativa de vida;
  • Menos poder de gasto versus renda percebida;
  • Probabilidade de morrer por violência;
  • Falta de acesso a cuidados habitacionais e de saúde;
  • Falta de moradia;
  • Risco de invalidez ou morte em razão laboral;
  • Probabilidade de ser vítima de crime;
  • Menor acesso à educação;
  • Acesso a apoios governamentais;
  • Probabilidade de ser detido, acusado, processado e condenado, e extensão da sentença;
  • Probabilidade de ter seus filhos tirados de você por razão nenhuma;
  • Probabilidade de sofrer violência do estado (brutalidade policial).

Em cada uma dessas métricas, negros sofrem mais em média que brancos nos EUA. Você pensaria que estes são indicativos que negros nos EUA estão desprivilegiados em comparação aos brancos, não?

No Ocidente, todas essas métricas aplicam-se mais a homens que a mulheres. Nos países que você está falando, em quase todos eles isto acontece.

Já observou a situação de homens comuns nestas culturas, ou você acha que todos vivem como reis e as mulheres vivem como escravas?

Eu não estou dizendo que homens estão na pior nestas culturas. Como Fred Hayward disse, é difícil quantificar as formas que homens e mulheres sofrem do sexismo. Como você os compara, quando as formas que eles sofrem são diferentes? Você pode dizer "mulheres são mais propensas a isso que homens", mas não pode necessariamente dizer "esta coisa que homens enfrentam é pior que esta outra coisa que mulheres enfrentam".

Tudo que eu sei é que em qualquer cultura onde o estupro de homens é pervasivo e arbitrário, o assassinato de homens é também pervasivo e arbitrário. Quem sofre mais?

Tim Goldich postou um capítulo de seu livro num website. Este foi um dos primeiros artigos que vi que realmente abriu meus olhos para a situação dos homens. No artigo, ele descrevia um artigo de um jornal de grande circulação, chamado "Uma política de estupro"[L01]. O artigo do jornal descrevia um campo de refugiados em uma zona de conflito, onde as mulheres que eram mandadas para coletar lenha para fogueira eram rotineiramente estupradas por milícias quando pegas. Horrível. Era um longo artigo, ao final do qual, de maneira improvisada, o jornalista menciona ter perguntado às mulheres: "se vocês continuam sendo estupradas, por que não mandam os homens buscar lenha?".

As mulheres respondeu: "Quando homens vão, eles são mortos. Quando mulheres vão, elas são apenas estupradas".

E foi isso. Esta foi a única menção sobre o que os homens estavam enfrentando. Nós temos um massivo ponto cego, Karolina, quando se tratam dessas coisas. E se você de alguma forma acha que as coisas são diferentes no terceiro mundo, eu te sugiro olhar um pouco mais fundo. Nós não vemos o sofrimento dos homens aqui - por que deveríamos ver por todo lado? E é sempre bastante conveniente politicamente demonizar os homens de outras culturas. A única coisa mais eficaz que "eles virão maltratar nossas mulheres" é "eles são tão malignos que maltratam suas próprias mulheres".

Isto significa que eu pense que homens se dão mais mal em tais culturas? Não necessariamente. Isto depende da cultura e de como medimos o "se dar mal". Em certas coisas eles se dão mais mal, e em algumas outras não. Mas até que olhe honestamente para a situação real de Y, você não tem nenhuma afirmação racional para argumentar que X > Y.


Links

[L01]http://archive.is/EEpFk (A notícia original no NYTimes)

META
Autor Karen Straughan
Link Original https://www.reddit.com/r/MensRights/comments/67jzr5/_/dgx2fbl/
Link Arquivado http://archive.is/Hcww1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Masculinidade Tóxica e Feminilidade Tóxica [Karen Straughan]

Transcrição do Meu Discurso na Simon Fraser University Transcrição do Meu Discurso na Simon Fraser University Masculinidade Tó...