quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

GirlWritesWhatSelecta - 18

GirlWritesWhatSelecta - 18

GirlWritesWhatSelecta - 18

Eis um caso interessante que as pessoas sempre citam quando discutem a Arábia Saudita, geralmente no contexto da alegação "mulheres na Arábia Saudita são punidas por terem sido estupradas!". E sim, é um caso real, obteve atenção internacional, e é um dos casos mais frequentemente citados como "opressão de gênero contra mulheres na Arábia Saudita".

Um homem e uma mulher estavam tendo um caso. (Não lembro se era adultério ou mera fornicação, mas era algo ilegal de qualquer maneira.) No decurso deste romance ilícito, eles encontravam-se para alguns momentos de amasso num carro estacionado num ponto afastado. Um bando de homens passava pelo local e decidiu estuprá-los, ambos, coletivamente.

As vítimas reportaram o crime à polícia. Durante o curso da investigação, foi descoberto que eles estavam tendo um relacionamento ilícito. Os estupradores foram processados por estupro (e receberam penas mais lenientes do que muitos achariam justo, admito), e os amantes azarados [NT01] foram processados pelo seu caso ilegal. Ambos receberam a mesma punição (prisão e chicotadas).

A vítima masculina aceitou sua punição sem reclamar. Tomou suas chicotadas e serviu seu tempo na prisão. A vítima fêmea, com a assistência de organizações e advogados de direitos humanos, apelou de sua condenação, levantando um enorme banzé na mídia. Eles alegaram que estupradores deveriam ser sentenciados a penas maiores, e que ela nem sequer deveria ser punida. A corte revisou a sentença dos estupradores e lhes deu mais tempo de prisão.

Porém, a corte, em vez de absolver esta mulher de sua punição, efetivamente duplicou sua sentença. A justificativa foi essencialmente que ela estava contradizendo a corte e usando as circunstâncias do caso a fim de ficar livre de ser punida por um delito que ela cometeu.

É claro, a mídia ficou absolutamente maluca. Seu time de advogados disparou outra apelação. E eventualmente, um bom tempo depois de seu amante ter cumprido sua sentença, o próprio rei a perdoou.

Então basicamente o caso exibido como "uma prova clara de misoginia" envolvia um homem sendo punido com chicotadas e prisão (não "por ser estuprado" mas por um romance ilegal que foi descoberto enquanto investigavam esse estupro) e uma mulher escapando não apenas de receber igual punição por idêntico crime, mas de qualquer punição que seja, quando o rei entrou em cena e anulou as cortes. Por causa da misoginia, aparentemente.

Você ouvirá contumélia semelhante acerca de certas práticas na província de Aceh na Indonésia. Eles chicoteiam mulheres por ficarem próximos demais dos seus namorados em público, oh pela deusa quanta misoginia.

O problema é que os namorados também acabam chicoteados por ficarem próximos demais das mulheres. Ninguém enquadra isso como misandria. De fato, ninguém faz muita nota disso afinal, porque se fizessem, teriam um problemão argumentando que esta horrível situação é evidência de opressão misógina de gênero contra as mulheres.

Um vídeo promocional de Stephen Colbert solicitava doações, faz uns dois anos, a fim de "colocar as meninas de volta à sala de aula". Na seção de informações, alegavam que globalmente 58 milhões de meninas não estavam na escola, citando um reporte da Unesco. Este reporte na realidade mostrava que 37 milhões de meninas e 27 milhões de meninos não estavam na escola. Eles fizeram uma mudança de sexo nos meninos em seus materiais promocionais, apenas para tornar esta uma questão de gênero. Sacumé, opressão contra as meninas.

O que eu descrevi aqui são três situações onde homens e mulheres (ou meninos e meninas) são tratados igualmente mal (pelo menos até a mídia e os advogados e os grupos de direitos humanos ventilarem essas coisas) mas são usadas como evidência de opressão específica a mulheres.

E é claro, há exemplos piores - aqueles onde coisas muito piores acontecem com meninos ou com homens, mas mulheres e meninas dominam a efusão de compaixão, e tudo isso é enquadrado como misoginia e opressão contra as mulheres e meninas. Mais ou menos duzentas garotas sequestradas pelo Boko Haram obtiveram atenção internacional. Nada dos mais ou menos dez mil garotos sequestrados por eles, ou os milhares de meninos por eles assassinados, antes do advento do #BringBackOurGirls [NT02]. Poucas pessoas sequer estão cientes dos meninos, e o governo nigeriano veio a público dizer que eles poderiam simplesmente ter que "obliterar" os meninos enquanto eram recuperados (quer dizer, executá-los oficialmente) porque seria difícil demais reabilitá-los.


Notas e Links

[NT01]Star-crossed lovers, literalmente "amados cruzados pela estrela", num sentido de "estrela da má sorte".
[NT02]"Devolvam Nossas Meninas"

META
Autor Karen Straughan
Link Original https://www.reddit.com/r/MensRights/comments/7pjasp/_/dshyis4/
Link Arquivado http://archive.is/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Masculinidade Tóxica e Feminilidade Tóxica [Karen Straughan]

Transcrição do Meu Discurso na Simon Fraser University Transcrição do Meu Discurso na Simon Fraser University Masculinidade Tó...